Desempenho e produtividade
Etapas da gestão de pessoas e desenvolvimento de equipas
Explora as principais etapas da gestão de pessoas e como cada fase contribui para o desenvolvimento de equipas mais produtivas e motivadas.
Desempenho e produtividade
Explora as principais etapas da gestão de pessoas e como cada fase contribui para o desenvolvimento de equipas mais produtivas e motivadas.
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André Ribeiro
HR Consultant
27 de maio, 2025
A forma como uma empresa gere o seu capital humano tem impacto direto no desempenho, na motivação e nos resultados de toda a organização. Por isso, a gestão de pessoas e desenvolvimento de equipas deixou de ser apenas uma função administrativa para se tornar um eixo estratégico essencial ao sucesso empresarial.
Ao longo do ciclo de vida de cada colaborador — desde o recrutamento até ao desenvolvimento contínuo — existem etapas bem definidas que orientam as decisões e práticas do departamento de Recursos Humanos. Estas fases permitem não só atrair e reter talento, mas também criar equipas mais coesas, alinhadas e preparadas para atingir os objetivos do negócio.
Neste artigo, vamos apresentar as principais etapas da gestão de pessoas, explicar como cada uma contribui para o desenvolvimento de equipas eficazes e partilhar boas práticas de avaliação de desempenho que podem ser aplicadas na tua empresa.
Quando se fala em desenvolvimento da equipa faz-se referência a um processo sistemático e contínuo para melhorar aquele grupo de pessoas que trabalham juntas para atingir uma série de objetivos estabelecidos pela entidade.
Em suma, com o desenvolvimento da equipa pretende fortalecer as relações entre os diferentes membros. Para isso, facilita-se a comunicação e promove-se a colaboração entre colegas, aumentando assim a motivação laboral.
Enfim, quando um grupo se sente confortável entre si, alcança maior eficácia, pois torna-se mais fácil colaborar em conjunto.
Em 1965, o psicólogo Bruce Tuckman descreveu as 4 etapas de desenvolvimento de equipas. Este percurso inicia-se quando o grupo se reúne pela primeira vez e termina uma vez que o projeto é finalizado.
Assim, este psicólogo foi o responsável por analisar num artigo como os integrantes passam por estas etapas do desenvolvimento da equipa. Descreve todas as fases, desde serem estranhos até se tornarem uma equipa de alto rendimento.
Para acelerar este processo de conhecimento e trabalho entre a equipa, é importante conhecer as 4 etapas da gestão de pessoas e desenvolvimento de equipas de Tuckman. A seguir, contamos-te mais sobre cada uma das fases e como as implementar.
A formação dos colaboradores é o momento inicial do desenvolvimento da equipa, quando os membros se reúnem pela primeira vez. Este dia pode assemelhar-se ao dia de orientação que se realiza na universidade ou ao primeiro dia de trabalho.
Os colegas tendem a ser cautelosos e educados neste momento, em que podem surgir certas dúvidas e incertezas relativamente às expectativas ou aos papéis de cada um. Durante esta fase, o grupo apresenta-se e começam a estabelecer as relações de trabalho.
Trata-se de uma fase de integração de novos colaboradores na qual se podem abordar:
É importante que cada membro desenvolva relações e compreenda o papel que cada um desempenha. Por isso, esta fase centra-se nas pessoas, pelo que a produtividade é observada a longo prazo.
Pode ser que a tua equipa comece a trabalhar a partir de casa, pelo que será necessário adaptar o fluxo de trabalho a esta modalidade. Para isso, é recomendável contar com um software como o da Sesame RH, com o qual se obtenha uma gestão de equipas de qualidade.
A fase de tormenta é aquela em que podem começar a surgir conflitos e atritos, os quais se resolvem de forma construtiva, promovendo uma comunicação interna aberta para os ultrapassar.
É normal que, à medida que se definem as dinâmicas internas do grupo, surjam tensões. O peso de completar o projeto a tempo pode começar a pesar sobre os colaboradores, podendo ocorrer choques e até questionamentos aos líderes.
No entanto, é aconselhável prestar atenção a esta etapa de desenvolvimento da equipa, pois se for negligenciada ou ignorada, os efeitos podem ser piores. Se não se aprender a detectar estes conflitos e a tratá-los corretamente, o problema continuará a crescer até que se resolva.
Aqui, os integrantes começam a compreender e apreciar as forças dos outros membros. Já foi possível ultrapassar as primeiras tensões e encontrar a forma mais eficaz de trabalhar e resolver os problemas.
Da mesma forma, foi estabelecida uma maior coesão e colaboração. Nesta fase de desenvolvimento da equipa, todos se concentram em alcançar os objetivos comuns, tomando decisões de forma conjunta. É normal que surjam novos conflitos, mas eles poderão ser abordados mais facilmente.
É o período em que o trabalho é executado com um alto nível de desempenho e eficácia. Existe uma forte coesão, bem como confiança entre os membros da equipa. Desta forma, podem ser aproveitadas as forças individuais em benefício do grupo.
A equipa já é autónoma e não necessita de tanta supervisão. É necessário registar o projeto num documento com toda a informação, realizando um acompanhamento para obter conclusões e tirar o máximo proveito do potencial.
Para a avaliação de desempenho dos trabalhadores, podem ser utilizados diferentes formatos, como os inquéritos disponíveis no Sesame RH. É neste momento que a equipa se sente satisfeita e realizada.
Estas fases nem sempre ocorrem de forma linear; podem ocorrer retrocessos e flutuações.
A estas 4 etapas do desenvolvimento da equipa, Tuckman acrescentou mais uma 12 anos depois. O autor chamou-a “clausura” ao momento em que o projeto é concluído.
Conhecer e controlar cada uma das etapas do desenvolvimento da equipa oferece grandes vantagens. Entre elas estão as seguintes:
Em resumo, implementando estas fases, é possível obter uma liderança muito melhor, promovendo objetivos mais claros e precisos. De igual modo, permite uma gestão muito mais eficaz dos colaboradores.
No entanto, a grandes rasgos, as principais vantagens do desenvolvimento da equipa seriam as seguintes:
Descrição: seguir as etapas do desenvolvimento de equipas ajuda a construir equipas coesas e orientadas para objetivos.
Vantagens:
Descrição: a fase de tormenta permite que as equipas abordem e resolvam conflitos precocemente.
Vantagens:
Descrição: as fases de normalização e atuação promovem a coesão e o sentido de unidade dentro da equipa.
Vantagens:
Sesame RH é uma plataforma integral de recursos humanos que facilita o desenvolvimento de equipas ao automatizar processos-chave e fornecer ferramentas estratégicas para potenciar o talento e a coesão organizacional.
Por isso, te explicamos as principais funcionalidades que oferece para impulsionar o crescimento da tua equipa:
A Sesame permite desenhar planos de carreira personalizados, identificar necessidades formativas e realizar avaliações de desempenho, contribuindo para uma estratégia eficaz de atração e retenção de talento.
A plataforma oferece ferramentas de análise em tempo real que permitem avaliar métricas-chave, como a rotatividade de colaboradores, a satisfação no trabalho e o compromisso da equipa. Isso facilita a tomada de decisões informadas para melhorar a gestão do talento.
Por outro lado, com a Sesame, é possível automatizar tarefas rotineiras, como a gestão de horários, controlo de pontualidade e administração de salários, libertando tempo para focar em iniciativas estratégicas de desenvolvimento da equipa.
A plataforma facilita a comunicação eficaz entre colaboradores e departamentos, permitindo partilhar novidades, inquéritos de clima laboral e receber feedback, fortalecendo assim a cultura organizacional e o sentido de pertença.
A Sesame RH ajuda as empresas a adaptarem-se a mudanças organizacionais e tecnológicas através de ferramentas que facilitam a implementação de novas políticas, a formação contínua e a gestão de desempenho, assegurando uma transição eficaz e minimizando resistências.
Ao mesmo tempo, o nosso software de recursos humanos proporciona uma solução completa para o desenvolvimento de equipas. Integrando assim o planeamento, a execução e análise numa única plataforma, contribuindo assim para o crescimento profissional dos colaboradores e para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa.
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