Controlo de assiduidade
Relógio de ponto biométrico: controla presenças sem falhas e ganha eficiência no RH
Descobre como o relógio de ponto biométrico ajuda-te a eliminar fraudes no controlo de assiduidade e a poupar tempo na gestão de RH.
Controlo de assiduidade
Descobre como o relógio de ponto biométrico ajuda-te a eliminar fraudes no controlo de assiduidade e a poupar tempo na gestão de RH.
Precisa de ajuda?
Walter Moreira
HR Consultant
2 de setembro, 2025
Garantir que os registos de assiduidade são corretos continua a ser um dos grandes desafios do departamento de recursos humanos. O relógio de ponto biométrico resolve este problema ao eliminar falhas manuais e evitar fraudes, assegurando que cada marcação corresponde efetivamente ao colaborador.
Mais do que um dispositivo de registo, quando integrado num software de controlo de assiduidade, este sistema transforma dados de presença em relatórios fiáveis, que ajudam a poupar tempo, reduzir erros e manter a conformidade legal.
Ao longo deste artigo vais perceber como funciona o ponto biométrico, quais as suas vantagens e limitações e porque pode ser a solução certa para tornar a gestão de assiduidade da tua empresa mais segura e eficiente.
O relógio de ponto biométrico é uma tecnologia de controlo de horários que utiliza dados únicos do colaborador, como impressões digitais ou reconhecimento facial, para validar entradas e saídas.
Esta inovação garante que o registo é pessoal e intransmissível, evitando situações como a fraude de colegas a picar ponto em nome de outros como explica Tiago Santos, vice-presidente de Comunidade e Crescimento da Sesame HR:
“A biometria trouxe mais confiança para as empresas, porque cada registo é fiável, auditável e pode ser usado como evidência em auditorias.”
Além de aumentar a segurança, o ponto eletrónico biométrico integra-se facilmente em sistemas digitais. Permitindo assim a consulta de dados em tempo real e melhorando a gestão de equipas distribuídas.
Não exatamente. Apesar de muitas empresas ainda utilizarem o livro de ponto físico, a legislação portuguesa não obriga ao formato em papel. O que a lei exige é que exista um controlo fiável e rastreável da jornada de trabalho.
De acordo com Tiago, isto significa que soluções digitais como o relógio de ponto biométrico podem substituir o livro tradicional, desde que os registos sejam completos, acessíveis e compatíveis com auditorias:
“Assim, as empresas reduzem burocracia, eliminam erros de registo e aumentam a transparência no relacionamento com colaboradores e autoridades”.
A biometria trouxe avanços inegáveis para a gestão de assiduidade, ao garantir precisão e fiabilidade nos registos. No entanto, para que esta tecnologia seja realmente eficaz, é essencial escolher um sistema completo, como o da Sesame.
Em vez de ver a biometria como uma limitação, a chave está em escolher o sistema certo, um que una fiabilidade técnica, software inteligente e conformidade legal para transformar o registo de assiduidade num processo seguro e estratégico.
À primeira vista, os dois conceitos parecem idênticos, mas há diferenças fundamentais que impactam diretamente a forma como a empresa cumpre a lei e organiza os seus processos de assiduidade.
O ponto biométrico diz respeito apenas ao método de identificação do colaborador, por exemplo, a leitura da impressão digital, do rosto ou da íris. É a tecnologia que valida quem está a registar a presença, garantindo que o processo é pessoal e intransmissível.
Já o ponto eletrónico biométrico vai além da identificação. Trata-se de um sistema homologado, que combina a leitura biométrica com um software de controlo de assiduidade capaz de gerar registos digitais completos, armazenados de forma segura e prontos para auditorias.
É este ecossistema que assegura a conformidade com a lei e dá ao RH dados fiáveis para fechar a folha de pagamento ou responder a inspeções.
Na prática, isso significa:
Ou seja, enquanto o primeiro é apenas a tecnologia de reconhecimento, o segundo é a solução completa que garante não só precisão, mas também conformidade legal, integração com processos internos e suporte à gestão de pessoas.
O software de RH da Sesame combina a tecnologia do relógio de ponto biométrico com um software de gestão de assiduidade homologado e flexível. A plataforma permite registar horários por:
Além de eliminar fraudes, oferece dashboards intuitivos, relatórios auditáveis e integração direta com a folha de pagamento e outras funcionalidades de recursos humanos. Isto significa menos erros, mais tempo para o RH e maior confiança entre empresa e colaboradores.
A boa notícia é que podes experimentar gratuitamente a Sesame HR e comprovar como o melhor software de RH simplifica o controlo de assiduidade e torna o registo biométrico mais seguro e eficiente.