Desempenho e produtividade

Atitudes profissionais: o que valorizamos no ambiente de trabalho

Descobre as atitudes profissionais mais valorizadas no ambiente de trabalho e como elas influenciam o sucesso e a produtividade na empresa.

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Walter Moreira

HR Consultant

Software de recrutamento

29 de maio, 2025

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No ambiente de trabalho, as atitudes profissionais desempenham um papel crucial no sucesso individual e coletivo. Mais do que as competências técnicas, são as atitudes e comportamentos que demonstram a verdadeira capacidade de um colaborador para contribuir para o crescimento da empresa e para criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Valores como responsabilidade, proatividade, colaboração e respeito são frequentemente destacados como essenciais para o bom funcionamento de uma equipa.

Quando bem alinhadas, essas atitudes não só aumentam a eficácia da equipa, como também fortalecem a cultura organizacional e incentivam o desempenho dos colaboradores.

Neste artigo, vamos explorar as atitudes profissionais mais valorizadas no ambiente de trabalho e como elas podem fazer a diferença no desenvolvimento da empresa e no sucesso das equipas.

Atitude: o que é?

Quando se fala de atitude, refere-se aos padrões de comportamento adquiridos por uma pessoa. Estes são aprendidos com o passar do tempo. Trata-se da forma como se encara a vida, os desafios ou tarefas que nela se apresentam.

A forma de responder a certas situações e de agir é fruto da educação, do meio social e das experiências vividas. Dependendo da situação, pode manifestar uma atitude ou outra, embora uma prepondere sempre.

Por isso, as empresas devem selecionar candidatos com as atitudes profissionais desejadas para a empresa.

Quais são as atitudes profissionais mais procuradas?

Agora que já conheces o que são, deves ter em conta a lista das atitudes laborais mais valorizadas pelas empresas, embora cada companhia possa adaptá-la à sua cultura empresarial. Estas são:

Atitude positiva

Ter uma boa atitude promove a motivação laboral tanto do próprio funcionário como dos restantes colegas, tornando o trabalho mais produtivo e satisfatório para toda a equipa.

De facto, os trabalhadores com atitude positiva costumam agir como líderes a serem seguidos pelo resto da equipa.

Iniciativa e dinamismo

O dinamismo e a iniciativa são algumas das atitudes profissionais positivas mais procuradas. A oferta de novas ideias e a demonstração de interesse indicam profissionais identificados com a marca.

Criatividade

Apresentar novas ideias inovadoras permite resolver problemas de forma contínua. A criatividade demonstra um interesse em aprender e a vontade de aumentar a produção. Por isso, os profissionais criativos são alguns dos mais procurados nos processos de seleção das empresas.

Capacidade de comunicação e habilidades interpessoais

Tanto a comunicação verbal como a não-verbal demonstram como é uma pessoa para os recrutadores. Um bom comunicador consegue fazer-se entender de forma mais simples, evitando os problemas típicos de uma má comunicação.

Da mesma forma, esta capacidade está relacionada com a interação com os demais para alcançar objetivos laborais. A empatia e a capacidade de se adaptar a cada situação, comunicando as ideias de forma clara, são algumas das atitudes laborais mais procuradas.

Controlo do stress e resolução de problemas

Entre as atitudes que mais se valorizam está a capacidade de resolver problemas de forma eficaz. Isto conduzirá a uma maior eficácia.

Por outro lado, é uma das atitudes laborais positivas mais úteis para as empresas, pois permite gerir situações complicadas sem prejudicar a produtividade laboral.

Outras atitudes laborais a ter em conta

Entre elas encontram-se as seguintes:

  • Capacidade de negociação.
  • Perseverança e resiliência.
  • Responsabilidade e compromisso com os objetivos da empresa.
  • Capacidade de trabalho em equipa.
  • Disposição para a aprendizagem contínua.
  • Qualidade e excelência no trabalho.
  • Orientação para o cliente e para objetivos.

Diferença entre atitudes e aptidões laborais

Um dos termos com que se costuma confundir é o de aptidão laboral. Mas, o que é uma aptidão?

Aptidões mais procuradas

Este termo refere-se às capacidades para adquirir novas habilidades através da aprendizagem. As aptidões desempenham um papel primordial no contexto laboral. Destacam-se entre elas as seguintes:

  • Pensamento crítico para analisar e corrigir erros.
  • Proatividade para assumir o controlo das situações.
  • O aprendizagem contínua em cada área.
  • A capacidade para a gestão de equipas.

Diferenças entre atitude e aptidão

Ambos os conceitos são semelhantes e podem criar confusão. Contudo, para diferenciá-los, importa salientar que a aptidão é a capacidade de adquirir novas habilidades, enquanto a atitude é o resultado desse processo.

Por outro lado, a aptidão é inata, estando associada à inteligência, enquanto a atitude é marcada por um conjunto de experiências vividas, estando relacionada com a personalidade. Além disso, a aptidão é inalterável e rígida, enquanto a atitude é muito mais fluida.

No entanto, ambas são necessárias para qualquer trabalhador, pois se complementam. Por este motivo, contar com um software de Recursos Humanos como o da Sesame RH pode ajudar a encontrar o pessoal necessário, elaborando análises e comparando a evolução dos colaboradores.

Teste de atitudes profissionais

Um teste de atitudes profissionais pode orientar a empresa sobre como é cada pessoa, embora essas atitudes sejam mais complicadas de medir do que parecem. Para tal, podem usar-se vários métodos, tais como:

  • Inquéritos laborais.
  • Avaliações de desempenho.
  • Análise do comportamento.
  • Entrevistas sobre o comportamento de um colaborador.

Como realizar um teste de atitudes laborais

Entre os passos para realizar um teste de atitudes laborais estão os seguintes:

  • Selecionar o tipo de teste. Existem diferentes formatos de teste. Por isso, o primeiro passo é escolher o tipo de teste de atitudes laborais a utilizar, dependendo do que se pretende analisar.
  • Escolher a ferramenta concreta para o realizar. Existem muitas ferramentas que oferecem testes de atitudes laborais, tanto em formato físico como digital. Estas devem ser fiáveis e seguras.
  • Administrar o teste. O passo seguinte é aplicar o teste aos candidatos, quer presencialmente, quer online. O mais prático é fazê-lo digitalmente.
  • Avaliar os resultados. Uma vez que os candidatos tenham realizado o teste, a empresa deve avaliar os resultados.

Enfim, se seguires estes passos ao avaliar as atitudes profissionais, poderás obter os resultados desejados.

Como funciona a avaliação de desempenho da Sesame RH

A avaliação de desempenho da Sesame RH vai além de simples métricas quantitativas; ela considera igualmente as atitudes profissionais, que são fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento dentro da organização.

Esta abordagem integrada permite que o departamento de Recursos Humanos analise tanto os resultados concretos como o comportamento e atitudes dos colaboradores, proporcionando uma visão holística do seu desempenho.

Ao mesmo tempo, a plataforma da Sesame facilita este processo de avaliação através das seguintes funcionalidades:

  • Definição de critérios claros para avaliar tanto o desempenho quanto as atitudes profissionais.
  • Feedback contínuo, garantindo que os colaboradores recebam orientação ao longo do ano, não apenas no final do ciclo de avaliação.
  • Avaliação de 360º, incluindo feedback de gestores e colegas, sobre competências comportamentais.
  • Relatórios detalhados, que oferecem uma visão global do desempenho e atitudes, ajudando a identificar áreas de melhoria e planejar ações de desenvolvimento.

Desta forma, a avaliação de desempenho da Sesame RH promove um ambiente de trabalho mais justo e transparente, onde tanto as competências técnicas como as atitudes profissionais são reconhecidas e trabalhadas de forma estratégica, alinhando as equipas com os objetivos da empresa

Porque não experimentas? Testa gratuitamente a Sesame RH e vê como facilita a gestão da tua equipa de forma simples e eficaz!

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Ricardo López

HR Specialist | LinkedIn | +post

Sou um profissional de Recursos Humanos que se destaca na administração de salários, gestão de relações laborais e aconselhamento em matéria de emprego. A minha formação académica em direito do trabalho e Recursos Humanos permitiu-me desenvolver uma compreensão abrangente da dinâmica laboral e da gestão de pessoal.


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