Comunicação Interna
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Pedro Martins Da Silva
HR Consultant
7 de abril, 2025
A reforma representa um momento significativo na vida de qualquer profissional. Quando chega essa altura, é importante que a saída da empresa seja feita de forma estruturada, com respeito e total transparência, e aqui entra a carta de reforma.
Essa carta é um documento formal através do qual o trabalhador comunica à entidade empregadora a sua decisão de terminar o vínculo laboral por motivo de aposentação.
Este tipo de carta deve conter informações claras, como a data prevista para a cessação do contrato e, idealmente, uma nota de agradecimento pela colaboração ao longo dos anos.
Para facilitar esse processo, preparámos um modelo de carta de reforma pronto a ser utilizado e adaptado à realidade de cada colaborador ou empresa.
Além de formalizar a decisão de forma adequada, este tipo de documento também contribui para uma melhor comunicação interna, permitindo ao departamento de RH e às equipas planear a transição com tempo e de forma organizada.
Para começar, a carta de reforma deve ser redigida com clareza, objetividade e respeito, já que se trata de um documento formal que comunica o fim da relação laboral por motivo de aposentação.
Em primeiro lugar, é importante que contenha dados essenciais como o nome do colaborador, a sua função, a data de admissão e a data prevista para a cessação do contrato. Além disso, deve indicar de forma explícita que a decisão se deve ao direito à reforma, conforme estabelecido pela Segurança Social.
Sempre que possível, é recomendável incluir um tom cordial e agradecido, valorizando os anos de colaboração com a empresa.
Por fim, é fundamental que a carta esteja datada, assinada e dirigida à pessoa ou departamento responsável, garantindo assim a sua validade formal. Ao estruturar a carta desta forma, não só se cumpre a exigência legal, como também se assegura uma comunicação interna mais fluida e organizada.
Para que a carta de reforma seja clara, formal e aceite sem dificuldades pela entidade empregadora, é importante seguir uma estrutura simples e objetiva. A carta deve conter os seguintes elementos:
Seguir esta estrutura garante uma comunicação clara, respeitosa e profissional, contribuindo também para uma gestão de saída mais organizada e alinhada com as boas práticas de comunicação interna.
Redigir essa carta pode parecer uma tarefa simples, mas é importante que o conteúdo seja claro, respeitoso e esteja em conformidade com as boas práticas de comunicação profissional.
Por isso, para facilitar o processo, reunimos algumas dicas que podem fazer a diferença:
Seguir estas orientações ajuda a tornar a comunicação mais clara e respeitosa, reforçando uma imagem positiva mesmo no momento de saída e facilitando a comunicação interna entre o colaborador e a empresa.
Deves saber que existem diferentes modelos de carta de reforma, dependendo da tipologia desta. Os tipos de carta de reforma mais usuais são:
A seguir, encontrarás um modelos de carta para informar de uma reforma, só tens que descarregar no teu dispositivo e modificar a informação que necessites.
A Sesame HR foi criada para facilitar a comunicação interna entre equipas e departamentos, promovendo um ambiente mais organizado, transparente e colaborativo.
Através da plataforma, é possível centralizar informações, partilhar documentos, enviar notificações e manter todos os envolvidos atualizados sobre processos importantes — incluindo o momento de saída de um colaborador.
No contexto da reforma, a Sesame permite que a equipa de Recursos Humanos registe e acompanhe o processo de forma clara. Desde a emissão da carta de reforma até à conclusão dos trâmites administrativos.
Ao mesmo tempo, a carta pode ser arquivada digitalmente no perfil do colaborador, garantindo fácil acesso e rastreabilidade. Além disso, as notificações internas ajudam a coordenar os próximos passos entre RH, chefias diretas e departamentos envolvidos, assegurando uma transição bem comunicada e sem falhas.
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