Desempenho e produtividade

Atitudes profissionais: o que valorizamos no ambiente de trabalho

Descobre as atitudes profissionais mais valorizadas no ambiente de trabalho e como elas influenciam o sucesso e a produtividade na empresa.

consultor

Precisa de ajuda?

André Ribeiro

HR Consultant

Software de recrutamento

29 de maio, 2025


No ambiente de trabalho, as atitudes profissionais desempenham um papel crucial no sucesso individual e coletivo. Mais do que as competências técnicas, são as atitudes e comportamentos que demonstram a verdadeira capacidade de um colaborador para contribuir para o crescimento da empresa e para criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Valores como responsabilidade, proatividade, colaboração e respeito são frequentemente destacados como essenciais para o bom funcionamento de uma equipa.

Quando bem alinhadas, essas atitudes não só aumentam a eficácia da equipa, como também fortalecem a cultura organizacional e incentivam o desempenho dos colaboradores.

Neste artigo, vamos explorar as atitudes profissionais mais valorizadas no ambiente de trabalho e como elas podem fazer a diferença no desenvolvimento da empresa e no sucesso das equipas.

Atitude: o que é?

Quando se fala de atitude, refere-se aos padrões de comportamento adquiridos por uma pessoa. Estes são aprendidos com o passar do tempo. Trata-se da forma como se encara a vida, os desafios ou tarefas que nela se apresentam.

A forma de responder a certas situações e de agir é fruto da educação, do meio social e das experiências vividas. Dependendo da situação, pode manifestar uma atitude ou outra, embora uma prepondere sempre.

Por isso, as empresas devem selecionar candidatos com as atitudes profissionais desejadas para a empresa.

Quais são as atitudes profissionais mais procuradas?

Agora que já conheces o que são, deves ter em conta a lista das atitudes laborais mais valorizadas pelas empresas, embora cada companhia possa adaptá-la à sua cultura empresarial. Estas são:

Atitude positiva

Ter uma boa atitude promove a motivação laboral tanto do próprio funcionário como dos restantes colegas, tornando o trabalho mais produtivo e satisfatório para toda a equipa.

De facto, os trabalhadores com atitude positiva costumam agir como líderes a serem seguidos pelo resto da equipa.

Iniciativa e dinamismo

O dinamismo e a iniciativa são algumas das atitudes profissionais positivas mais procuradas. A oferta de novas ideias e a demonstração de interesse indicam profissionais identificados com a marca.

Criatividade

Apresentar novas ideias inovadoras permite resolver problemas de forma contínua. A criatividade demonstra um interesse em aprender e a vontade de aumentar a produção. Por isso, os profissionais criativos são alguns dos mais procurados nos processos de seleção das empresas.

Capacidade de comunicação e habilidades interpessoais

Tanto a comunicação verbal como a não-verbal demonstram como é uma pessoa para os recrutadores. Um bom comunicador consegue fazer-se entender de forma mais simples, evitando os problemas típicos de uma má comunicação.

Da mesma forma, esta capacidade está relacionada com a interação com os demais para alcançar objetivos laborais. A empatia e a capacidade de se adaptar a cada situação, comunicando as ideias de forma clara, são algumas das atitudes laborais mais procuradas.

Controlo do stress e resolução de problemas

Entre as atitudes que mais se valorizam está a capacidade de resolver problemas de forma eficaz. Isto conduzirá a uma maior eficácia.

Por outro lado, é uma das atitudes laborais positivas mais úteis para as empresas, pois permite gerir situações complicadas sem prejudicar a produtividade laboral.

Outras atitudes laborais a ter em conta

Entre elas encontram-se as seguintes:

  • Capacidade de negociação.
  • Perseverança e resiliência.
  • Responsabilidade e compromisso com os objetivos da empresa.
  • Capacidade de trabalho em equipa.
  • Disposição para a aprendizagem contínua.
  • Qualidade e excelência no trabalho.
  • Orientação para o cliente e para objetivos.

Diferença entre atitudes e aptidões laborais

Um dos termos com que se costuma confundir é o de aptidão laboral. Mas, o que é uma aptidão?

Aptidões mais procuradas

Este termo refere-se às capacidades para adquirir novas habilidades através da aprendizagem. As aptidões desempenham um papel primordial no contexto laboral. Destacam-se entre elas as seguintes:

  • Pensamento crítico para analisar e corrigir erros.
  • Proatividade para assumir o controlo das situações.
  • O aprendizagem contínua em cada área.
  • A capacidade para a gestão de equipas.

Diferenças entre atitude e aptidão

Ambos os conceitos são semelhantes e podem criar confusão. Contudo, para diferenciá-los, importa salientar que a aptidão é a capacidade de adquirir novas habilidades, enquanto a atitude é o resultado desse processo.

Por outro lado, a aptidão é inata, estando associada à inteligência, enquanto a atitude é marcada por um conjunto de experiências vividas, estando relacionada com a personalidade. Além disso, a aptidão é inalterável e rígida, enquanto a atitude é muito mais fluida.

No entanto, ambas são necessárias para qualquer trabalhador, pois se complementam. Por este motivo, contar com um software de Recursos Humanos como o da Sesame RH pode ajudar a encontrar o pessoal necessário, elaborando análises e comparando a evolução dos colaboradores.

Teste de atitudes profissionais

Um teste de atitudes profissionais pode orientar a empresa sobre como é cada pessoa, embora essas atitudes sejam mais complicadas de medir do que parecem. Para tal, podem usar-se vários métodos, tais como:

  • Inquéritos laborais.
  • Avaliações de desempenho.
  • Análise do comportamento.
  • Entrevistas sobre o comportamento de um colaborador.

Como realizar um teste de atitudes laborais

Entre os passos para realizar um teste de atitudes laborais estão os seguintes:

  • Selecionar o tipo de teste. Existem diferentes formatos de teste. Por isso, o primeiro passo é escolher o tipo de teste de atitudes laborais a utilizar, dependendo do que se pretende analisar.
  • Escolher a ferramenta concreta para o realizar. Existem muitas ferramentas que oferecem testes de atitudes laborais, tanto em formato físico como digital. Estas devem ser fiáveis e seguras.
  • Administrar o teste. O passo seguinte é aplicar o teste aos candidatos, quer presencialmente, quer online. O mais prático é fazê-lo digitalmente.
  • Avaliar os resultados. Uma vez que os candidatos tenham realizado o teste, a empresa deve avaliar os resultados.

Enfim, se seguires estes passos ao avaliar as atitudes profissionais, poderás obter os resultados desejados.

Como funciona a avaliação de desempenho da Sesame RH

A avaliação de desempenho da Sesame RH vai além de simples métricas quantitativas; ela considera igualmente as atitudes profissionais, que são fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento dentro da organização.

Esta abordagem integrada permite que o departamento de Recursos Humanos analise tanto os resultados concretos como o comportamento e atitudes dos colaboradores, proporcionando uma visão holística do seu desempenho.

Ao mesmo tempo, a plataforma da Sesame facilita este processo de avaliação através das seguintes funcionalidades:

  • Definição de critérios claros para avaliar tanto o desempenho quanto as atitudes profissionais.
  • Feedback contínuo, garantindo que os colaboradores recebam orientação ao longo do ano, não apenas no final do ciclo de avaliação.
  • Avaliação de 360º, incluindo feedback de gestores e colegas, sobre competências comportamentais.
  • Relatórios detalhados, que oferecem uma visão global do desempenho e atitudes, ajudando a identificar áreas de melhoria e planejar ações de desenvolvimento.

Desta forma, a avaliação de desempenho da Sesame RH promove um ambiente de trabalho mais justo e transparente, onde tanto as competências técnicas como as atitudes profissionais são reconhecidas e trabalhadas de forma estratégica, alinhando as equipas com os objetivos da empresa

Porque não experimentas? Testa gratuitamente a Sesame RH e vê como facilita a gestão da tua equipa de forma simples e eficaz!

Quer avaliar nosso artigo?

Ricardo López

HR Specialist | LinkedIn | +post

Sou um profissional de Recursos Humanos que se destaca na administração de salários, gestão de relações laborais e aconselhamento em matéria de emprego. A minha formação académica em direito do trabalho e Recursos Humanos permitiu-me desenvolver uma compreensão abrangente da dinâmica laboral e da gestão de pessoal.


O software que ajuda a sua equipa a desenvolver o seu talento

Precisa de ajuda?