Comunicação Interna
Chat interno para empresas: comunicação em tempo real nas equipas
O chat interno da empresa é uma das melhores ferramentas para melhorar a comunicação interna no trabalho.
Comunicação Interna
O chat interno da empresa é uma das melhores ferramentas para melhorar a comunicação interna no trabalho.
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Pedro Martins Da Silva
HR Consultant
26 de maio, 2025
Num ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, ágil e digital, garantir uma comunicação eficaz entre equipas deixou de ser apenas um objetivo, tornou-se uma necessidade estratégica. O chat interno para empresas surge como uma ferramenta essencial para agilizar trocas de informação, facilitar a colaboração e reforçar a proximidade, sobretudo em contextos híbridos ou com equipas distribuídas.
Ao oferecer comunicação interna em tempo real, este tipo de solução permite que as equipas troquem mensagens instantaneamente, partilhem ficheiros, esclareçam dúvidas e tomem decisões com maior rapidez — sem depender de longas trocas de emails ou reuniões desnecessárias.
Para os departamentos de Recursos Humanos, a adoção de um chat corporativo também representa uma oportunidade para promover uma cultura mais colaborativa, transparente e conectada.
Neste artigo, exploramos como funciona um chat interno para empresas, que vantagens pode trazer para a tua organização e como integrá-lo de forma eficaz nas rotinas de trabalho do dia a dia.
Este tipo de mensageria instantânea para empresas é uma excelente solução para companhias com equipas ou colaboradores que trabalham remotamente ou em teletrabalho. Assim, é possível comunicar com os membros do escritório como se estivessem presencialmente nas instalações.
Ou seja, os chats internos para empresas melhoram a comunicação interna, tornando-a muito mais eficaz. Cabe lembrar que, quando se fala em comunicação interna, refere-se à forma como a empresa interage com a sua equipa, como se se tratasse de um cliente interno.
A ideia é motivar a equipa e criar um bom ambiente de trabalho. Para além disso, uma boa comunicação melhora a produtividade ao garantir que a informação chega a todos os colaboradores, facilitando assim a organização. A desinformação é um dos fatores que mais afeta o desempenho nas organizações.
Atualmente, existem várias entidades que desenvolveram os seus próprios softwares de mensageria interna para empresas. Entre eles, destaca-se o Slack como um dos mais utilizados. Outros tipos de chats internos para empresas incluem:
Da mesma forma, existem diversas aplicações concebidas especificamente para este fim, como o software de RH da Sesame RH, que facilita a comunicação interna da tua empresa.
Para escolher entre todas as aplicações disponíveis, é conveniente conhecer os tipos de comunicação interna existentes para saber como a melhorar. Alguns deles são:
Depois de conhecer todos estes tipos de comunicação, é necessário distinguir os tipos de ferramentas de mensageria interna para empresas que existem:
Outras formas de comunicação interna incluem:
Uma boa comunicação interna é essencial para melhorar a produtividade. Assim, distinguem-se os seguintes benefícios:
O funcionamento de um chat interno para empresas baseia-se numa plataforma digital na qual se podem enviar e receber mensagens instantâneas entre os colaboradores. Mas como é que isto funciona? Abaixo descrevemos tudo:
Estes sistemas de comunicação interna geralmente oferecem a possibilidade de criar canais ou grupos, que podem ser organizados de acordo com o tema ou projeto. Estes canais podem ser públicos (para toda a equipa) ou privados (apenas para um grupo específico).
Para além dos canais, os utilizadores podem enviar mensagens diretas a outros membros da organização. Isto permite manter conversas privadas e mais personalizadas.
O software de comunicação interna permite, na generalidade dos casos, partilhar ficheiros facilmente através do chat. Isto inclui documentos, imagens e outros tipos de ficheiros necessários para colaborar num projeto.
Sempre que um colaborador envia uma mensagem ou responde a um tópico de conversa, o sistema de comunicação interna envia uma notificação em tempo real. Desta forma, garante-se que ninguém perde informação importante ou atualizações relevantes.
Muitos sistemas de chat interno para empresas oferecem integrações com plataformas de gestão de projetos, calendários, serviços na cloud, entre outros. Esta conectividade torna-os ainda mais produtivos, permitindo realizar múltiplas tarefas sem ter de mudar de aplicação.
Selecionar o software adequado para a tua organização é crucial para garantir a sua eficácia. Alguns aspetos a ter em conta na escolha de um chat interno para empresas são:
Se a tua empresa ainda não dispõe de uma solução de comunicação interna, considera implementar um chat interno de empresa com softwares como o da Sesame RH, que oferece um teste gratuito. Não percas esta oportunidade!